Escreva, Nina, escreva (ou como vencer o medo da autocrítica e do perfeccionismo)

– Escreva, Nina, escreva!
– Não posso! Eu, eu não consigo. Eu não tenho ideias, e aaaahh… estou travada!
– Bobagem. Você tem ideias a cada minuto. Você lê uma única pagina de um livro e pensa em três cursos, dois vídeos e tem um insight que se encaixa em um momento que você está vivendo.
– Mas não consigo expressar tudo isso em palavras… elas somem, se esvaem em autocríticas e na crença sempre presente de que não tenho conhecimento profundo o suficiente para que as impressões virem texto.
– De novo that bulshit essa história de “não suficiente“?!?
– É sempre essa história. Sem talento suficiente, conhecimento suficiente. O julgamento prévio de que é raso, de que no fundo sou uma fraude e de que não tenho nada a oferecer.
– Nina, para quê você escreve?
– Para organizar meus afetos, meus sentimentos envolvidos nas ideias e conceitos. Para compartilhar insights, algum conhecimento ou técnica que possa ajudar alguém. Para receber algum feedback e ter espaço de troca, de visibilidade, e de humanidade.
– Sendo esses seus objetivos, o que então seria um texto raso?
– Putz… hmmm… Não tinha pensando por esse caminho. É, não tem nada a ver com peso ou profundidade acadêmica. Inclusive um texto acadêmico demais se tornaria raso para esses fins. Eita!
– Então…?
– Então fiquei sem argumentos agora. Só com um medo esquisito.
– Você sabe o que é esse medo, né?
– Ahhh (suspiro) Sei.
– Hmmm e?
– E vai com medo mesmo repetindo o mantra do foda-se…
Fim da sessão.
Bem-vindo a minha mente e aos meus diálogos internos. Pegue um café e sinta-se a vontade. E sim, eu aplico em mim mesma o que há de melhor em Terapia Cognitiva e em Terapia Comportamental Dialética, temperados com Jung e Maslow quando possível. Com licença, preciso deixá-lo agora para estruturar cerca de 12 textos que habitam em minha mente e o medo cisma em esconder. Até breve!
#desenvolvimentohumano #superação #julgamento #escrever #NinaTaboada #autocrítica #LoucamenteSã #desenvolvimentopessoal #medo #conhecimento #autoconhecimento #TerapiaCognitiva #terapiacomportamentaldialética